Como reduzir o custo do plano de saúde da sua empresa?

Existem muitos pontos positivos em oferecer o plano de saúde como benefício para os colaboradores, desde a satisfação e consequentemente a retenção de grandes talentos, até o aumento da produtividade do colaborador, visto que a pessoa terá acesso para cuidar da saúde e trabalhará mais satisfeito.

O plano de saúde é um investimento relativamente alto para a empresa, porém, oferecê-lo e mantê-lo traz muitos benefícios, como os citados acima.

O grande desafio das empresas é manter o custo do plano baixo e para isso existem algumas estratégias que exigem uma certa expertise. Uma boa consultoria pode auxiliar na reanálise do plano e propor soluções eficazes para redução dos custos com o plano de saúde. Algumas estratégias são:

1. Reanálise e comparação com outras operadoras/seguradoras

Como é de conhecimento, o plano de saúde empresarial passa por dois tipos de reajuste. O reajuste por mudança de faixa etária do beneficiário e o reajuste anual previsto contratualmente. Como o próprio nome diz, o plano é reajustado pela operadora anualmente e é aqui que um especialista consegue ajudar na redução, não necessariamente na mesma operadora, mas analisando o mercado e encontrando uma solução compatível em outra operadora. Obs: Há um terceiro reajuste que pode ou não ocorrer e isso dependerá da utilização do plano pelo grupo naquele período, é o reajuste por sinistralidade. Nesse caso, a consultoria também pode ajudar com orientações para manter o índice de sinistralidade baixo.

2. Optar pela coparticipação

A coparticipação nada mais é do que a participação do colaborador no custeio do plano. Para algumas empresas essa solução pode se encaixar muito bem, pois, além de reduzir o custo da fatura do plano, a utilização por parte do beneficiário acaba sendo mais responsável devido o fator da coparticipação (aplicada somente em consultas, exames e pronto socorro, o que não onera muito o beneficiário).

3. Fazer um downgrade do plano

Essa é uma opção que precisa ser bem estudada pela empresa, pois acarretará em uma redução na rede de hospitais, laboratórios, rede credenciada de médicos e reembolso. Ou seja, haverá uma redução no plano, mas os colaboradores certamente sentirão a queda na qualidade da rede de atendimento.

Aqui na E2Brasil Corretora de Seguros, a consultoria não tem custos. Conte com nossos especialistas para encontrar a melhor solução e reduza em até 30% o valor da fatura do plano. Além disso, sua empresa contará com uma gestão dos benefícios descomplicada, digital e focada no pronto atendimento para otimizar o tempo do seu RH.

Allan Lima | Diretor na E2Brasil Seguros



Deixe uma resposta